quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Grécia Antiga - Esquema de aula.



ESQUEMA - RESUMO  
- Povoamento da Grécia:
 2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Península do Peloponeso
Pelasgos = 1º habitantes
Invasores = aqueus, eólios, jônios e dórios

Geografia: Terreno Montanhoso
- dificultou o contato entre as cidades
- formação de cidades-estados (pólis)
- muitas ilhas: favoreceu o comércio marítimo e portos 

Civilização Cretense
Ilha de Creta, mar egeu = comércio marítimo – reis= Minos – cidade de Cnossos
Mulher= direitos iguais – deusa Grande Mãe.
Aqueus destruíram Cnossos e fundaram Micenas.
Origem: Teseu libertou a Grécia do Minotauro.

Período Homérico
                                                   Ilíada, narrativa da Guerra de Tróia
Poeta Homero
                                                   Odisséia, narrativa das aventuras de Ulisses

- Primeira Diáspora Grega, (dispersão) invasão dos dórios.
- Genos – líder pater, interesse coletivo.
- desagregação das comunidades gentílicas.

- Segunda Diáspora – fixaram-se na Magna Grécia ( sul Itália e à Sicília).
Demos=povo                                      Pólis= cidades-estados

Esparta: a cidade guerreira – ao sul do Peloponeso
- formação de soldados para a guerra
- educação militar
- soldados: falar pouco
- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora” 


Sociedade de Esparta:
a-    Espartanos= descendentes dos dórios (elite)
b-   Hilotas= escravos
c-    Periecos= pequenos comerciantes.

Órgãos do governo:
a-    Ápela= estartanos + 30 anos.
b-   Gerúsia= 28 anciões
c-    Eforato= 5 eleitos com poder de decisão
d-   Diarquia= 2 reis hereditários, assuntos religiosos e comando do exército.
Licurgo elaborou as leis de Esparta.
Oligarquia= governo de poucos.

Atenas: região da Ática – mar egeu- fundada pelos jônios

Sociedade ateniense:
Eupátridas: grandes proprietários de terras (elite)
Paralianos: comerciantes do litoral
Camponeses: chamados de diacrianos
Metecos: escravos e estrangeiros.                                   

Revoltas contra o regime oligárquico, surgem os legisladores:
a)    Drácon; severidade das leis – draconiano
b)   Sólon; fim da escravidão por dívidas – república censitária renda do indivíduo.

Tirania; tiranos Pisístrato, Hípias e Hiparco


Clístenes: instaurou a democracia – lei do ostracismo
Três órgãos políticos:
a)    Bulé, 500 membros, elaborar leis
b)   Eclésia; assembleia política, aprovar leis, todos os cidadãos
c)    Estrategos; execução das leis
d)   Heliae; tribunal de justiça

- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres
- Escravidão: dívidas e guerras

Péricles; a democracia foi aprimorada, ampliada + pobres



Guerras Médicas (contra os Persas) e a Hegemonia de Atenas
Confederação de Delos = reunia os exércitos de todas as cidades gregas sob a chefia de Atenas.

As Guerra do Peloponeso
Liga do Peloponeso= reunia os exércitos das cidades gregas sob a chefia de Esparta – Hegemonia de Esparta

371 a. C., Tebas vence Esparta
338 a. C., a Macedônia submeteu as cidades gregas. Fim.

- Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural 
Helenismo;  Caracteriza-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava

Religião Grega
Politeísta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)
deuses: aparência e comportamento de humanos 

Mitologia Grega
- explicações e transmissão de mensagens 
Arte Grega :
- imitação da realidade (esculturas e teatro grego ) 
A origem das Olimpíadas na Grécia
- homenagem a Zeus
- esportes ao ar livre    

Primeira parte.

Segunda parte.


Grecia questões:
01.  Esparta apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois:

a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com aparticipação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
e) Caracterizou-se por um governo autocrático, no qual o grupo dirigente reunia poderes temporais e espirituais.

02.  Comparando-se a 
educação ateniense com a espartana, conclui-se que:

a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

03. (MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:

a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas

04. (UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:

a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) persas
e) macedônios

5. (S. J. DO RIO PRETO) Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da:

a) Música
b) História
c) Poesia Épica
d) Astronomia
e) Comédia



Um comentário:

  1. Sociedade ateniense:
    Eupátridas: grandes proprietários de terras (elite)
    Paralianos: comerciantes do litoral
    Camponeses: chamados de diacrianos
    Metecos: escravos e estrangeiros.

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